As possibilidades do Uso da Informática na Língua Portuguesa
É
importante ressaltar que nos dias atuais, a Informática tem sido
utilizada como ferramenta de interação graças a possibilidade de
manter a comunicação entre as pessoas da sociedade. Isso não é
diferente na área da Educação.
Encontramos
esta tecnologia nas escolas como forma de proporcionar uma maior
interação entre os alunos, aumentando o acesso à integração
social. Muitos são os softwares educativos e aplicativos que podem
ser usados no ensino (editores de texto, planilhas e outros) através
de uma metodologia lúdica e dinâmica.
Para
uma aplicação prática, os alunos podem criar textos na forma de
jornais, livros, panfletos e outros modelos informativos. Assim, é
possível trabalhar este processo de ensino aprendizagem voltado para
a Língua Portuguesa de um modo mais atrativo e que produz resultados
positivos. É importante que através deste método os alunos
interagem não só com o professor, mas com a ferramenta utilizada,
construindo o conhecimento.
As
habilidades cognitivas e motoras são desenvolvidas, visto que se
trabalha com o imaginário, o raciocínio lógico, cria-se um “link”
entre o pensamento e a escrita da informação e assim se alcança um
produto final que repassa o conhecimento adquirido pelo aluno.
Através
de um único idioma é possível trabalhar a linguagem escrita de
diversas maneiras. Os alunos podem elaborar textos com uma prévia
reflexão sobre qualquer tema abordado na disciplina de Língua
Portuguesa. Utilizando a ferramenta de correção ortográfica e
gramatical, os alunos podem verificar possíveis erros de
concordância nominal ou verbal, pontuação ou de expressões
linguísticas utilizadas por eles na elaboração do texto.
Editor de Texto
É
comum utilizar um editor de texto como o Word para trabalhar a
linguagem escrita, mas pode-se utilizar também o Power Point onde é
mais fácil adicionar figuras aos textos elaborados. Programas deste
tipo permitem uma descoberta da diversidade de tipos, tamanhos e
cores das letras, aumentando a criatividade dos alunos no momento em
que eles trabalham com a escrita. Com este recurso os alunos escrevem
com maior entusiasmo, escrevendo textos com maior quantidade de
palavras e com mais qualidade. Torna-se fácil para os alunos
escrever, corrigir e melhorar os textos. É uma forma mais divertida
do que utilizar lápis e papel. Em todo processo deve ser observado o
conteúdo das informações transmitidas, sua coerência e os
objetivos alcançados através do texto solicitado pelo professor.
Os Softwares Educativos e Internet
Existem
muitos softwares destinado à Educação voltados para a Língua
Portuguesa. Os que focam a produção textual são muito ricos como
instrumento pedagógico, pois permitem uma maior relação entre a
Língua Portuguesa (falada e escrita) e a linguagem informal
utilizada pelo aluno.
Como exemplo cito um software de nome Story
Book, que permite a produção de livros virtuais, ilustrados com
desenhos feitos pelas crianças ou com as inúmeras figuras de temas
variados contidas no próprio software. Além disso, o
programa oferece uma infinidade de efeitos sonoros e músicas para
enriquecer o trabalho. Com
este software, os alunos podem elaborar um livro virtual,
utilizando temas do cotidiano. Além disso, constroem um texto com
imagens livres ou temáticas.
A
Internet tem sido utilizada como ferramenta de apoio pedagógico
adequada para a Educação, por permitir a pesquisa de temas em sites
de informação, tais como de jornais e revistas originalmente
impressos ou de jornais essencialmente virtuais. Só depois da
pesquisa e reflexão os alunos podem elaborar um texto mais
crítico reflexivo e com maior qualidade nas informações.
Referência:
http://www.filologia.org.br/vcnlf/anais%20v/civ10_07.htm
Oi Carla, gostei muito da sua notícia, e também acho que a tecnologia tem muito a nos ajudar como profissionais da educação, em nossa rotina nas escolas.Através dos jogos podemos trabalhar a língua portuguesa de maneira bem lúdica e divertida para as crianças. Parabéns...Geisa
ResponderExcluirA sua notícia é um despertador para os professores, pois hoje em dia, os alunos só querem saber de ecnologia, assim podemos trabalhar os conteúdos de uma maneira bem próxima dos alunos e o mais importante, a língua portuguesa, pois hoje em dia as gírias e a digitação rápida tem feito os aolescentes esquecerem o português.
ResponderExcluirOi Carla,adorei a sua notícia! Para nós é muito importante unir a educação tradicional com a era digital,pois isso nos possibilita maior interação com a disciplina, alunos e um vasto mundo do outro lado da escola. Espéro que as escolas se adequem a essas possibilidades sócio-interativas. Parabéns pelo seu blog, e um grande abraço!
ResponderExcluirBoa noite Carla:
ResponderExcluirGostei do software que permite produzir livros virtuais, um recurso importante para ajudar o professor a melhorar a aprendizagem dos alunos. Com certeza os alunos irão curtir muito, isso enriquecerá a aula.
Parabéns.
Que maneira criativa de aprender Português,ainda tem efeitos sonoros! Com certeza esse método lúdico e de interação social traz motivação, entusiasmo e estimula a aprendizagem da Língua Portuguesa!
ResponderExcluirExcelente Carla!